domingo, 31 de maio de 2020

O Que é economia?

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Economia Capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro.
O que é Economia?
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Economia Capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro.
A Ciência Econômica é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. Nesse sentido, a Ciência Econômica visa compreender como a Economia resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir? Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade. Contudo, no mundo contemporâneo, a sustentabilidade da produção para as gerações futuras se impõem como um quarto problema econômico básico, exigindo que se repense o crescimento econômico e o próprio sentido coletivo do consumo em permanente expansão sem propiciar um verdadeiro bem-estar às sociedade humanas.
Adicionalmente, não se pode desprezar o fato de que a Ciência Econômica é Multidisciplinar, na medida em que estuda a produção e consumo da imensa variedade de bens e serviços existentes, os quais envolvem concepções e determinantes inerentes a outras ciências, como as da Agronomia, da Engenharia, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Nutrição, da Política, entre tantas outras.
A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões. Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia.
A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas. Discute a funcionalidade do mercado para garantir a  organização e distribuição eficientes dos recursos escassos. Sua unidade de análise são os mercados específicos, examinando o comportamento e a interação dos agentes (consumidores e produtores).
A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como focos o Produto, o Emprego, a Inflação, e o Comércio Internacional. É o campo que embasa a atuação do  Estado em suas três funções fundamentais: Alocativa, Distributiva e Estabilizadora.

O que é reportagem?






Uma reportagem é um fato ou assunto desenvolvido de forma mais aprofundada. Ela conta com diversos elementos para oferecer ao leitor várias versões de um mesmo tema e interpretações dos dados e acontecimentos.
Por demandar mais horas de dedicação, a reportagem pode levar mais tempo para ser concluída, uma vez que trará muito mais informações do que a notícia.
Há vários tipos de notícia e reportagem, sendo ambas importantes gêneros textuais. No entanto, uma reportagem pode não ser considerada notícia, pois pode ser sobre diversos assuntos, não tendo o caráter imediatista da notícia.
No jornalismo, sendo a notícia a descrição de fatos relevantes para o público de determinada mídia, a reportagem se concentra no aprofundamento destes fatos.
Ela traz, além de descrição detalhada, dados, interpretações dos acontecimentos e diferentes versões dadas por aqueles que presenciaram o evento em questão.
Estrutura da reportagem
O objetivo de uma reportagem é apresentar diversas versões de um mesmo fato ou tema, garantindo ao leitor que forme e tenha a própria opinião sobre o assunto.
No entanto, por ser um conteúdo mais trabalhoso de ser feito, não há uma estrutura rígida para a reportagem, sendo baseada no bom senso do repórter.
Como todo material jornalístico, é crucial que haja um título.
O jornalista ou editor de um veículo de comunicação impresso pode optar também por um subtítulo. Este traz mais informações sobre o que consta na reportagem e serve para chamar a atenção do leitor, despertando curiosidade.
No restante, ao apresentar um lide respondendo às seis questões da notícia, o repórter irá se desdobrar em cada uma delas para apresentar várias versões do mesmo acontecimento.
Para isso, a apuração dos fatos é a mais cautelosa possível, muito mais profunda, uma vez que a reportagem pode criar uma opinião na mente do leitor.

Qual a diferença entre notícia e reportagem?

Uma notícia é qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público. A reportagem é o aprofundamento da notícia, trazendo detalhes significativos para os interessados em determinado assunto.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Contabilidade

A contabilidade é uma ciência e técnica que fornece informação útil para o processo de tomada de decisões econômicas. Esta disciplina estuda o patrimônio e apresenta os resultados através de documentos contabilísticos ou financeiros.
A contabilidade geral implica a análise a partir de diferentes sectores de todas as variáveis que incidem neste campo. Para o efeito, é necessário levar a cabo um registo sistemático e cronológico das operações financeiras.
A contabilidade geral de uma empresa, por conseguinte, implica o controlo de todas as suas operações diárias: compras, vendas, gastos, investimentos, etc. O contabilista (ou TOC) deve registar, analisar, classificar e resumir estas operações para as colocar num estado ou balanço com informação verdadeira.

Etapas da compra

1ª Etapa: A identificação da necessidade real

A real necessidade de determinado produto sempre leva o consumidor à compra. Um exemplo simples é a necessidade de compra de um televisor novo por um cliente que teve o seu queimado. Diante da real necessidade, o cliente procurará formas de adquirir outro produto o mais rápido possível, ou seja, solucionar o seu problema. Para isso fará uma pesquisa no mercado, que garanta a sua satisfação final, que representa a segunda fase do processo.

2ª Etapa: A busca por informações sobre a compra desejada

Nessa fase, o consumidor buscará informações no mercado sobre o produto desejado. O consumidor procurará informações sobre marcas, modelos, estabelecimentos que apresentam as melhores opções de produtos e formas de pagamento. Tudo isso por meio de pesquisas feitas pela internet, relações interpessoais e mídias em geral.

3ª Etapa: Avaliações das alternativas de compra

Com todas as informações obtidas, é hora de checar a melhor alternativa de compra, ou seja, aquela que satisfaça todas as suas necessidades, tanto de conforto quanto financeiras. O cliente sempre busca a melhor alternativa, o melhor produto e a melhor forma de pagamento. É esse, o primeiro contato físico do vendedor com o consumidor/cliente. É, portanto, um momento muito importante, já que a decisão de compra ainda não foi tomada. É necessário por parte do vendedor, passar sempre muita segurança e confiança ao cliente. Isso representa a próxima etapa.

4ª Etapa: Compra

A confiança e segurança gerada pelo vendedor

Nesse contexto, a abordagem do cliente, assim que ele chega ao estabelecimento, deve ser eficaz, segura e objetiva. O vendedor deve ser capaz de descobrir a real necessidade do cliente e, com base nisso, mostrar os produtos que venham a atendê-la, com seus respectivos pontos fracos e fortes. É imperdoável qualquer forma de enganação e omissão por parte do vendedor. O cliente deve estar ciente do produto que poderá adquirir. Nesse ponto, a sedução do vendedor e seu poder de persuasão fazem toda a diferença. Devemos sempre lembrar que, normalmente, o cliente compra a ideia. Sendo assim, se o vendedor souber vender bem a ideia do produto, será sucesso na certa no processo de finalização da venda.
Decisão da compra

Nessa etapa, o cliente verifica todas as informações obtidas sobre o produto em questão, analisa as formas de pagamento e os benefícios que terá se finalizar a compra. É nesse momento que o vendedor tem a sua imagem formada. Se a apresentação do produto foi feita de forma responsável, certamente o cliente finalizará o pedido e voltará a comprar no estabelecimento.
Uma venda com responsabilidade inclui:

• Verdade;

• Confiança;

• Honestidade;

• Segurança;

• Comprometimento;

• Objetividade;

• Lealdade;

• Transparência.

5ª Etapa: Consumo

Após a compra, o processo de venda ainda continua. É a satisfação do cliente que determinará o sucesso da marca vinculado ao produto comprado. Portanto, somente após o seu consumo/uso é que o cliente terá a certeza da qualidade do produto.

6ª Etapa: Avaliação

Essa etapa é a responsável pela fixação da marca no mercado. Os clientes, com base nas informações obtidas após o consumo do produto, avaliam sua qualidade, o que servirá de base para compras futuras feitas por outros consumidores.

7ª Etapa: Descarte

Caso o produto não atenda às necessidades do consumidor, ele é descartado do mercado.

O consumo de produtos de moda é motivado pelo interesse pessoal, ou seja, pelo envolvimento gerado com o produto. Diante disso, o consumo é dividido em: consumo de produtos de baixo interesse e consumo de produtos de alto interesse. O produto de baixo interesse é aquele considerado acessível a todo tipo de pessoa e sua aquisição não gera status. Já o produto de alto interesse é aquele que apresenta qualidade comprovada e sua aquisição gera importância, status para o usuário.

Os níveis de interesse por determinados produtos de moda são aumentados pela opinião de pessoas que se destacam no mundo da moda, ou seja, por pessoas que apresentam credibilidade no assunto. Essas pessoas adquirem ao longo de suas vidas um conhecimento, por meio de muito estudo e vivência de mundo, suficiente que é responsável por torná-las líderes de opinião.

O interesse por produtos de moda envolve diversos aspectos que servem para traçar o perfil do consumidor de acordo com a atitude que ele quer despertar com o seu uso. Dessa forma, é possível traçar estratégias para atingir esses consumidores.

O Que é economia?

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessário...